Atualmente, uma das questões mais frequentes das minhas alunas de supervisão tem sido a respeito do diagnóstico diferencial entre os transtornos fonológicos e a apraxia de fala na infância. O que eu tenho conversado com elas é que, para realizar esse diagnóstico diferencial precisamos de protocolos de avaliação específicos e também de um conhecimento de base acerca dos princípios de Fonética e Fonologia no processo de aquisição de linguagem.
Foi pensando nisso que resolvi relançar esse curso de Fonética e Fonologia aplicadas à Fonoaudiologia Infantil!
Nele, eu explico sobre os principais aspectos teóricos da Fonética e da Fonologia: as diferenças entre essas duas ciências, o que é e como fazer uma transcrição fonética, as bases teóricas para análise da estrutura silábica e outros aspectos suprassegmentais da fala, como acento, entonação, ritmo.
Eu também trago um modelo de aquisição fonológica baseado na Linguística Cognitiva que, diferente da Linguística Gerativa, pressupõe que a linguagem não é inata e que o processo de aquisição e desenvolvimento linguístico é gradual e baseado nas experiências de mundo da criança e na sua interação com o outro.
Por fim, eu explico como tudo isso se aplica na Prática Fonoaudiológica! Eu mostro como essas bases fonéticas e fonológicas subjacentes à fala e à linguagem aparecem nos diferentes tipos de transtornos e, principalmente, como podemos fazer para avaliar esses aspectos e chegar a um diagnóstico preciso!
Tenho certeza que você vai sair desse curso compreendendo como utilizar os conhecimentos de Fonética e Fonologia para realizar diagnósticos diferenciais adequados e preparar planos terapêuticos mais assertivos!
O que está esperando? Vem comigo mergulhar no universo da Linguística Cognitiva!
Roteiro do Curso:
Introdução: Considerações iniciais sobre Aquisição de Linguagem
Módulo 01: Princípios Gerais de Fonética e Fonologia
Módulo 02: Fonética e Fonologia na Prática Fonoaudiológica com Crianças
Conclusão: Considerações finais sobre o Curso
Um pouco sobre a autora:
Clara Esteves é uma fonoaudióloga apaixonada por crianças. Já cursou Mestrado e Doutorado em Linguística e outros cursos de pós-graduação sobre o desenvolvimento infantil e a produção do cuidado em saúde, os quais lhe proporcionaram uma visão mais humanista e integral acerca de seus pacientes.
Possui quase 15 anos de experiência clínica nas áreas de transtornos do desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Possui mais de 10 anos de experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e à distância, em universidades públicas e privadas.
Atualmente, tendo a Meditação como estilo de vida, procura trazer alguns desses princípios também para a sua prática clínica e docente, contribuindo para a melhor qualidade de vida de todos à sua volta.
Curso Ministrado pela Fonoaudióloga Clara Esteves – CRFa 4: 12334-1
Fonoaudiólogos e graduandos em Fonoaudiologia.
Nossos cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Nossos certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento.
Porém cursos voltados ao público específico de Fonoaudiologia necessitam de comprovação de estudo da graduação ou formação profissional para recebimento da certificação por serem cursos que contenham material próprio da profissão.
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1Introdução
Orientação e Certificado
Material do aluno
Introdução
15:33
2Módulo 01: Princípios Gerais de Fonética e Fonologia
Aula 01: Compreendendo as diferenças entre fonética e fonologia
08:33
Aula 01 Parte 02: DMS-5 e CID-11
11:01
Aula 02: As diferentes vertentes da Fonética
08:43
Aula 03: O aparelho fonador, segmentos consonantais e vocálicos
13:18
Aula 04: Estrutura silábica, acento, ritmo, entonação e velocidade de fala
13:08
Aula 05: Articulações secundárias, co-articulação e outros parâmetros de movimento
10:46
Aula 06: Análise fonêmica e transcrição fonética
07:50
Aula 07: Diferentes Modelos Fonológicos
09:57
Aula 08: Modelo de Aquisição Fonológica da Linguística Cognitiva
12:43
3Módulo 02: Fonética e Fonologia na Prática Fonoaudiológica com Crianças
Aula 01: O processamento da fala e da linguagem e seus Transtornos
15:08
Aula 02: A realização fonética da fala e o Transtorno Articulatório
12:18
Aula 03: A programação/planejamento neuromotor da fala e a Apraxia de Fala
10:05
Aula 04: A representação do conhecimento fonológico e o Transtorno Fonológico
09:17
Aula 05: A avaliação fonético-fonológica completa
16:28
Aula 06: Princípios gerais da terapia fonético-fonológica
13:06
4Conclusão: Considerações finais sobre o Curso
Conclusão
02:07
Acesso por 3 meses
Até 3 meses de suporte
Estude quando e onde quiser
Materiais para download
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