Manual Clínico e Definitivo de Exercícios em Motricidade Orofacial

Manual Clínico e Definitivo de Exercícios em Motricidade Orofacial

  • 12 Alunos matriculados
  • 001 Hora de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 3 meses de suporte
Parcele em 12x R$ 4,01 (ou R$ 39,90 à vista)
Comprar Agora Lançamento previsto para o dia 29/06/2021
Fonoaudióloga, especialista em MO, mestre e professora há mais de 10 anos, adora estudar e ensinar Fonoaudiologia.
Danielle Barreto e Silva

Livro Digital: Manual Clínico e Definitivo de Exercícios em Motricidade Orofacial

A Motricidade Orofacial (MO) é uma das grandes especialidades da Fonoaudiologia. Frequentemente usamos estratégias e treinamento com exercícios na clínica e no ambiente hospitalar, englobando também outras áreas da Fonoaudiologia como: Linguagem, Voz, Disfagia, Gerontologia.

A motricidade Orofacial abrange a atuação na promoção/prevenção da saúde do sistema miofuncional orofacial, bem como o diagnóstico e intervenção dos distúrbios que envolvem esse sistema, incluindo as estruturas e funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala desde o período gestacional até o envelhecimento.

O fonoaudiólogo atua como integrante de equipes multidisciplinares e em parceria com profissionais como médicos otorrinolaringologistas, médicos do sono, neurologistas, gastroenterologistas, cirurgiões plásticos e bariátricos, dentistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, entre outros.

Podemos citar como algumas das condições que acometem o sistema miofuncional orofacial: 

  • Respirador oral
  • Disfunção temporomandibular
  • Fissuras labiopalatinas
  • Alterações dento-oclusais e desproporções maxilo-mandibulares
  • Ronco e apneia obstrutiva do sono
  • Paralisia Facial
  • Esclerose lateral amiotrófica, Parkinson
  • Acompanhamento de pacientes bariátricos-obesos...

Ufa.... é muita campo de atuação!

Para auxiliar no planejamento terapêutico, elaboramos o MANUAL CLÍNICO E DEFINITIVO DE EXERCÍCIOS EM MOTRICIDADE OROFACIAL, que é um compilado com a descrição detalhada das estratégias mais utilizadas no treinamento com exercícios na prática clínica visando alcançar a adequação e-ou organização das funções orofaciais.

Podemos iniciar o trabalho em MO, utilizando estímulos sensoriais, termoterapia e manipulação dos tecidos. Vamos falar da indicação dessas técnicas que podem otimizar os ganhos quando somadas ao treinamento com exercícios.

No Manual serão detalhados exercícios direcionados para as estruturas orofaciais e cervicais. Estão divididos em 3 grandes grupos de acordo com as musculaturas dos terços faciais:

  • Terço superior: occiptofrontal, prócero e orbicular dos olhos;
  • Terço médio: elevadores dos lábios, zigomáticos, bucinador, risório, masseter e pterigoideos, orbicular dos lábios, língua, esficter velofaríngeo e constritores faríngeos.
  • Terço inferior: depressores dos lábios, mentual, platisma, músculos supra-hioideos.
  • Serão abordadas também estratégias miofuncionais no trabalho da:
  • Respiração;
  • Mastigação;
  • Deglutição;
  • Sucção

Por fim, com tudo isso organizado, basta acionar o raciocínio clínico e aplicar os exercícios a partir de uma boa avaliação. Vale incrementar usando a criatividade!


DETALHES:

Este guia é apresentado em formato cartilha digital. Ao efetuar a compra , você deverá entrar com o seu LOGIN para ter acesso ao material e ao download do PDF. Material apenas online/digital. 

Este guia foi produzido pela Fga. Danielle Barreto CRFa 5 - 7172

ESSE LIVRO DIGITAL SERÁ LANÇADO NO DIA 29/06/2021 E FICARÁ DISPONÍVEL AQUI NO SITE!

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Fonoaudiólogos e graduandos em Fonoaudiologia

Danielle Barreto e Silva
"Fonoaudióloga, especialista em MO, mestre e professora há mais de 10 anos, adora estudar e ensinar Fonoaudiologia. "


Danielle Barreto e Silva 

Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN - DF)

Especialista em Motricidade Orofacial  (CFFa)

Mestre em Ciências Médicas -Linha de Pesquisa Medicina do Sono/Distúrbios Respiratórios do Sono  pela Universidade De Brasília (UNB)

Pós-graduanda em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (UNIP)

Membro da Associação Brasileira de Sono (ABS)

Fonoaudióloga Clínica na Área De Motricidade Orofacial/Distúrbios Respiratórios do Sono

Professora Adjunta dos Cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia (UNIPLAN-DF)

Supervisora de Estágio Clínico nas áreas de Motricidade Orofacial, Distúrbios Respiratórios do Sono e pacientes bariátricos e estágio em Saúde Coletiva (UNIPLAN-DF).

Analista de Gestão Educacional – cargo Fonoaudióloga na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando na Gerência de Promoção à Saúde do Servidor/Subsaúde/SEEC.

Fonoaudióloga Educacional Institucional (COC – Lago Norte)

CRFa 5 7172


Fonoonline
"Equipe fonoonline "

           

NOSSA EQUIPE

Fonoaudiólogos

  • Erica Sitta - CRFa 2 - 15522 
  • Annelise Ayres - CRFa7 - 9826
  • Daniela Borges - CRFa 2 - 15523
  • Roberto Badra - CRFa 2 - 15551
  • Carla Geraldi - CRFa: 2 - 6464
  • Ludmila Tolentino - CRFa 5 -11947
  • Paula Anderle - CRFa 7 - 9466
  • Marielle Benatti - CRFa 5 - 2119-6
  • Danielle Barreto- CRFa 5 - 7172
  • Clara Esteves - CRFa 2 - 12334-1
  • Angélica Tiegs - CRFa 3 - 20135-2
  • Manuella Barcelos - CRFa 3 - 8944
  • Ariana Elite dos Santos - CRFa 4 - 18117


Outras Especialidades

  • Lucas Nunes - Marketing
  • Luciano Tane - Finanças e Gerenciamento de Risco
  • Felipe Traina - Processo de Vendas
  • Fernando Perri - Psicólogo e Terapeuta holístico 

Conteúdo Programático

Dúvidas Frequentes

Quando você se inscreve pela primeira vez em algum dos materiais, cursos ou no Foprime (plano de assinatura), o procedimento normal do site é te enviar uma senha provisória em seu email para confirmar o seu cadastro. Você precisar ir à sua caixa de email, abrir nosso email de envio de senha e entrar no site fonoonline com essa senha provisória uma primeira vez. Caso isso não aconteça, você ficará com o cadastro pendente e dessa forma não conseguirá entrar no site. Se você não encontrar essa senha em seu email, certifique-se dela não ter ido para a caixa de spam ou lixeira. Outra alternativa é entrar em contato conosco para confirmar esse email manualmente.
Pode ser que em algum outro momento no passado você já tenha vindo se matricular no fonoonline e não tenha encontrado a senha provisória que enviamos em seu email para confirmação de cadastro. Então quando tentar entrar com este seu email, o site já terá esse cadastro inscrito, por isso ele não deixará você cadastrar de novo o mesmo email. Dessa forma há a necessidade de você entrar em contato conosco para validarmos manualmente esse email cadastrado e criar uma nova senha para você conseguir entrar.
Algumas possibilidades podem estar acontecendo. Primeiro certifique-se que você fez o Login em seu usuário (com email e senha). Sempre que você se matricular, deverá usar esse usuário cadastrado. Outra possibilidade é você ter dois cadastros diferentes, ou seja, esteja utilizando dois email no site. Então a compra pode ter sido feita em um cadastro e você ter logado em outro. Se isso tiver acontecido entre em contato conosco para resolver. Juntaremos tudo em uma mesma conta.
Quando você se inscreve, o site envia automaticamente uma senha aleatória para você confirmar o cadastro e dessa forma ela poderá ser de difícil memorização mesmo. Mas a boa notícia é que você vai precisar dessa senha provisória apenas uma vez. Depois você já poderá mudar para uma senha de sua preferência. Existem duas maneiras de conseguir fazer isso: a primeira seria a opção "esqueci minha senha" logo que você for entrar pela segunda vez com o seu cadastro. E a segunda opção é você, após fazer o login, entrar em seu perfil e escolher a opção mudar para uma senha nova.
No site temos 2 formas de pagamentos: 1) EAD CheckOut : para compras à vista por cartão de crédito, transferência, boleto, PIX ou parcelado no cartão de crédito. Essa forma de pagamento é indicada para quem mora no país Brasil. 2) PAYPAL: para compras realizadas apenas à vista no cartão de crédito. Essa forma de pagamento é indicada para estrangeiros (fora do Brasil) pois possui um sistema de conversão automático de moeda local. Brasileiros podem usar qualquer uma das formas de pagamento.
Se você não se encaixa nas duas formas de pagamento que temos em nosso site, você precisará entrar em contato conosco para fazermos manualmente esse processo. É possível se inscrever com pagamento dividido em 2 cartões, ou metade do valor no boleto e metade no cartão. Porém essa forma de pagamento é feita diretamente com nosso suporte. Não dá para fazer pelo site (por enquanto).
Após finalizar o curso matriculado, você já receberá o certificado em formato PDF para baixar ou necessitará de fazer um prova para tirar média maior do que 7,0 para receber. Nossos cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Nossos certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento. Porém cursos voltados ao público específico de Fonoaudiologia necessitam de comprovação de estudo da graduação ou formação profissional para recebimento da certificação por serem cursos que contenham material próprio da profissão.
Cursos voltados para Fonoaudiólogos necessitam de comprovação, seja de aluno de graduação ou de formado. Essa comprovação deverá ser enviada para o nosso email suportefonoonline@gmail.com que será catalogada em sua área de aluno. E você poderá escolher entre um desses documentos para nos enviar: - Diploma da Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão de Curso até que o Diploma seja registrado OU Cópia da Carteira Profissional de Fonoaudiólogo. - Diploma de Graduação Expedido por Universidade Estrangeira: apresentar comprovante de Revalidação do Diploma (art. 48, § 2º, da LDB de 20/12/1996) - Histórico Escolar da Graduação ou algum Certificado comprovando a Formação Acadêmica. - O documento deve ser enviado por email ao fonoonline junto ao ato da matrícula.
Nesse caso não precisa. Uma vez enviado já é o suficiente.
Sim. Nossos cursos são voltados para Fonoaudiólogos ou Estudantes de Graduação. Para se matricular nos cursos específicos de Fonoaudiologia você necessita apenas de nos enviar comprovação. Por ser aluno você poderá usufruir de tudo , do mesmo jeito de quem é formado.
Cada curso tem um tempo de validade. Para encontrar essa informação, primeiro você precisa entrar na página de informações sobre esse curso que deseja. Lá você irá encontrar uma caixa de informações descrevendo o tempo de suporte e o tempo disponível. Esse tempo começará a contar a partir do pagamento aprovado pelo mesmo.
O pagamento via PIX é uma nova alternativa que temos aqui no fonoonline. Através dele, você faz o pagamento instantaneamente e seu curso é liberado na hora!
Ao selecionar a opção de pagamento via PIX, o fonoonline vai gerar um código que você deve copiar e colar em seu internet banking ou aplicativo e selecionar o pagamento via PIX através dele. Através desse código (que pode ser uma chave aleatória ou o QR Code), você poderá realizar o pagamento em seu banco.
Voltar ao topo