Se você já me acompanha na plataforma do Fonoonline, já deve ter visto que eu organizei um curso sobre Avaliação da Linguagem e do Desenvolvimento Infantil e um outro sobre Diagnóstico Diferencial entre os Transtornos de Fala e Linguagem. Agora, chegou a vez de discutirmos a Intervenção Terapêutica para crianças com Transtornos de Fala e Linguagem!
Eu vou mostrar para você os princípios básicos de intervenção terapêutica para cada tipo de Transtorno de Fala e Linguagem (TEA, Transtorno Fonológico, Apraxia de Fala, TDL, Gagueira, etc...). Porque, afinal, sem esse conhecimento teórico, não conseguimos organizar nosso planejamento terapêutico com objetivos claros e bem definidos.
Mas, além disso, também vou compartilhar com você vários casos clínicos meus, ou seja, vou mostrar todo o passo a passo de como eu recebi a criança e a família, como foi conduzida a avaliação e o processo diagnóstico, como foi elaborado o plano terapêutico e como foram as respostas da criança a partir das intervenções realizadas.
E, no final, vou sintetizar tudo que eu tiver discutido com você ao longo do curso em uma cartilha com várias sugestões de atividades práticas de intervenção para auxiliar você no dia a dia com os seus pequenos!
Assim, certamente, você vai sair desse curso sabendo tudo o que precisa saber para conduzir o seu processo terapêutico, passando a ter um olhar fonoaudiológico aprimorado, que vai lhe permitir usar a teoria com sabedoria na sua prática clínica!
Roteiro do Curso:
Módulo 01: O Processo Terapêutico
Aula 01: Considerações iniciais sobre o Processo Terapêutico
Aula 02: Princípios Terapêuticos para os TEA
Aula 03: Princípios Terapêuticos para os TDL e Atraso Simples de Linguagem
Aula 04: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fala (T. Fonológico, T. Articulatório e Apraxia de Fala)
Aula 05: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fluência
Módulo 02: A Intervenção Terapêutica com crianças na prática!
Aula 01: Princípios gerais da abordagem com a criança
Aula 02: Caso Clínico 1 – O menino que encontrou o olhar (TEA)
Aula 03: Caso Clínico 2 – O menino que falava com as mãos (TDL)
Aula 04: Caso Clínico 3 – A bebê de 5 anos (Atraso Simples de Linguagem)
Aula 05: Caso Clínico 4 – O menino da língua do “Ki” (Transtorno Fonológico)
Aula 06: Caso Clínico 5 – O menino que sabia demais (Transtorno Articulatório)
Aula 07: Caso Clínico 6 – A menina que falava com os olhos (Apraxia de Fala)
Aula 08: Caso Clínico 7 – A menina que amava dançar (Disfluência)
Módulo 03: Fazendo um Fechamento do curso
Aula 01: Finalizando com a cartilha com atividades práticas
Um pouco sobre a autora:
Clara Esteves é uma fonoaudióloga apaixonada por crianças. Já cursou Mestrado e Doutorado em Linguística e outros cursos de pós-graduação sobre o desenvolvimento infantil e a produção do cuidado em saúde, os quais lhe proporcionaram uma visão mais humanista e integral acerca de seus pacientes.
Possui quase 15 anos de experiência clínica nas áreas de transtornos do desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Possui mais de 10 anos de experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e à distância, em universidades públicas e privadas.
Atualmente, tendo a Meditação como estilo de vida, procura trazer alguns desses princípios também para a sua prática clínica e docente, contribuindo para a melhor qualidade de vida de todos à sua volta.
Matricule-se agora mesmo! As aulas ficarão disponíveis aqui no site no dia 22/10/2020.
Curso Ministrado pela Fonoaudióloga Clara Esteves – CRFa 4: 12334-1
Fonoaudiólogos e graduandos em Fonoaudiologia.
Nossos cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Nossos certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento.
Porém cursos voltados ao público específico de Fonoaudiologia necessitam de comprovação de estudo da graduação ou formação profissional para recebimento da certificação por serem cursos que contenham material próprio da profissão.
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1AULA
Orientações
Material do aluno
2Módulo 01: O Processo Terapêutico
Aula 01: Considerações iniciais sobre o Processo Terapêutico
11:44
Aula 02: Princípios Terapêuticos para os TEA
21:10
Aula 03: Princípios Terapêuticos para os TDL e Atraso Simples de Linguagem
12:06
Aula 04: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fala (T. Fonológico, T. Articulatório e Apraxia de Fala)
18:08
Aula 05: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fluência
14:34
3Módulo 02: A Intervenção Terapêutica com crianças na prática!
Aula 01: Princípios gerais da abordagem com a criança
15:15
Aula 02: Caso Clínico 1 ? O menino que encontrou o olhar (TEA)
14:35
Aula 03: Caso Clínico 2 ? O menino que falava com as mãos (TDL)
15:34
Aula 04: Caso Clínico 3 ? A bebê de 5 anos (Atraso Simples de Linguagem)
16:56
Aula 05: Caso Clínico 4 ? O menino da língua do ?Ki? (Transtorno Fonológico)
18:35
Aula 06: Caso Clínico 5 ? O menino que sabia demais (Transtorno Articulatório)
13:13
Aula 07: Caso Clínico 6 ? A menina que falava com os olhos (Apraxia de Fala)
19:08
Aula 08: Caso Clínico 7 ? A menina que amava dançar (Disfluência)
11:40
4Módulo 03: Fazendo um Fechamento do curso
Aula 01: Finalizando com a cartilha com atividades práticas
02:14
Acesso por 3 meses
Até 3 meses de suporte
Estude quando e onde quiser
Materiais para download
12x R$ 51,34
R$ 487,90 à vista
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