
Processo terapêutico para os transtornos de fala e linguagem infantil
- 005 Horas de duração
- 16 Aulas
- 4 Módulos
- 3 meses de suporte
- Certificado de conclusão
Se você já me acompanha na plataforma do Fonoonline, já deve ter visto que eu organizei um curso sobre Avaliação da Linguagem e do Desenvolvimento Infantil e um outro sobre Diagnóstico Diferencial entre os Transtornos de Fala e Linguagem. Agora, chegou a vez de discutirmos a Intervenção Terapêutica para crianças com Transtornos de Fala e Linguagem!
Eu vou mostrar para você os princípios básicos de intervenção terapêutica para cada tipo de Transtorno de Fala e Linguagem (TEA, Transtorno Fonológico, Apraxia de Fala, TDL, Gagueira, etc...). Porque, afinal, sem esse conhecimento teórico, não conseguimos organizar nosso planejamento terapêutico com objetivos claros e bem definidos.
Mas, além disso, também vou compartilhar com você vários casos clínicos meus, ou seja, vou mostrar todo o passo a passo de como eu recebi a criança e a família, como foi conduzida a avaliação e o processo diagnóstico, como foi elaborado o plano terapêutico e como foram as respostas da criança a partir das intervenções realizadas.
E, no final, vou sintetizar tudo que eu tiver discutido com você ao longo do curso em uma cartilha com várias sugestões de atividades práticas de intervenção para auxiliar você no dia a dia com os seus pequenos!
Assim, certamente, você vai sair desse curso sabendo tudo o que precisa saber para conduzir o seu processo terapêutico, passando a ter um olhar fonoaudiológico aprimorado, que vai lhe permitir usar a teoria com sabedoria na sua prática clínica!
Roteiro do Curso:
Módulo 01: O Processo Terapêutico
Aula 01: Considerações iniciais sobre o Processo Terapêutico
Aula 02: Princípios Terapêuticos para os TEA
Aula 03: Princípios Terapêuticos para os TDL e Atraso Simples de Linguagem
Aula 04: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fala (T. Fonológico, T. Articulatório e Apraxia de Fala)
Aula 05: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fluência
Módulo 02: A Intervenção Terapêutica com crianças na prática!
Aula 01: Princípios gerais da abordagem com a criança
Aula 02: Caso Clínico 1 – O menino que encontrou o olhar (TEA)
Aula 03: Caso Clínico 2 – O menino que falava com as mãos (TDL)
Aula 04: Caso Clínico 3 – A bebê de 5 anos (Atraso Simples de Linguagem)
Aula 05: Caso Clínico 4 – O menino da língua do “Ki” (Transtorno Fonológico)
Aula 06: Caso Clínico 5 – O menino que sabia demais (Transtorno Articulatório)
Aula 07: Caso Clínico 6 – A menina que falava com os olhos (Apraxia de Fala)
Aula 08: Caso Clínico 7 – A menina que amava dançar (Disfluência)
Módulo 03: Fazendo um Fechamento do curso
Aula 01: Finalizando com a cartilha com atividades práticas
Um pouco sobre a autora:
Clara Esteves é uma fonoaudióloga apaixonada por crianças. Já cursou Mestrado e Doutorado em Linguística e outros cursos de pós-graduação sobre o desenvolvimento infantil e a produção do cuidado em saúde, os quais lhe proporcionaram uma visão mais humanista e integral acerca de seus pacientes.
Possui quase 15 anos de experiência clínica nas áreas de transtornos do desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Possui mais de 10 anos de experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e à distância, em universidades públicas e privadas.
Atualmente, tendo a Meditação como estilo de vida, procura trazer alguns desses princípios também para a sua prática clínica e docente, contribuindo para a melhor qualidade de vida de todos à sua volta.
Matricule-se agora mesmo! As aulas ficarão disponíveis aqui no site no dia 22/10/2020.
Curso Ministrado pela Fonoaudióloga Clara Esteves – CRFa 4: 12334-1
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.
Fonoaudiólogos e graduandos em Fonoaudiologia.
Clara Oliveira Esteves
Fonoaudióloga formada pela UFRJ
Mestrado e Doutorado em Linguística pela UFRJ
Pós-graduação em Saúde Coletiva pela ENSP/FIOCRUZ
Pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS
Certificação em Neurociências
Certificação em ABA e Estratégias Naturalistas para Intervenção Precoce
Certificação em Psicomotricidade
Certificação em Seletividade Alimentar
Nossos cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Nossos certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento.
Porém cursos voltados ao público específico de Fonoaudiologia necessitam de comprovação de estudo da graduação ou formação profissional para recebimento da certificação por serem cursos que contenham material próprio da profissão.
Conteúdo Programático
- 1. Orientações
- 2. Material do aluno
- 1. Aula 01: Considerações iniciais sobre o Processo Terapêutico
- 2. Aula 02: Princípios Terapêuticos para os TEA
- 3. Aula 03: Princípios Terapêuticos para os TDL e Atraso Simples de Linguagem
- 4. Aula 04: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fala (T. Fonológico, T. Articulatório e Apraxia de Fala)
- 5. Aula 05: Princípios Terapêuticos para os Transtornos da Fluência
- 1. Aula 01: Princípios gerais da abordagem com a criança
- 2. Aula 02: Caso Clínico 1 – O menino que encontrou o olhar (TEA)
- 3. Aula 03: Caso Clínico 2 – O menino que falava com as mãos (TDL)
- 4. Aula 04: Caso Clínico 3 – A bebê de 5 anos (Atraso Simples de Linguagem)
- 5. Aula 05: Caso Clínico 4 – O menino da língua do “Ki” (Transtorno Fonológico)
- 6. Aula 06: Caso Clínico 5 – O menino que sabia demais (Transtorno Articulatório)
- 7. Aula 07: Caso Clínico 6 – A menina que falava com os olhos (Apraxia de Fala)
- 8. Aula 08: Caso Clínico 7 – A menina que amava dançar (Disfluência)
- 1. Aula 01: Finalizando com a cartilha com atividades práticas
Dúvidas Frequentes
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