Muitos alunos vêm falar comigo: "Professora, na teoria é tudo muito simples, as patologias têm critérios diagnósticos muito bem organizados, mas, na prática… a teoria é outra! As manifestações das crianças nunca são iguais as 'de livro', é difícil conseguir identificar a causa das alterações que a criança apresenta e tem hora que dá vontade de sair correndo e pedir ajuda!"
Então, se em alguns momentos você se sente assim também, tenho certeza de que esse curso vai ajudá-lo, e muito!
Nele, eu vou mostrar para você que um bom processo diagnóstico não se limita somente à identificação, na criança, de certas características de uma determinada patologia em detrimento de outra. Esse processo deve se basear, também, no reconhecimento acerca de quem é essa criança que se mostra diante de você e de como ela estabelece as suas relações com as pessoas ao seu redor a partir das suas dificuldades e além delas. Isso porque, muitas vezes, o que conseguimos identificar são hipóteses diagnósticas, mas todo o nosso trabalho deve ser desenvolvido a partir do impacto que essas alterações causam na vida da criança e de sua família, e não somente a partir de um determinado nome de patologia específica.
Portanto, nesse curso, vamos discutir diversos aspectos teóricos sobre o diagnóstico diferencial, as classificações diagnósticas, como CID e DSM, e as características de cada patologia. Afinal, sem esse conhecimento, nós não conseguimos sair do lugar. Além disso, vou mostrar para você o impacto que as dificuldades na fala e na linguagem podem ter na vida da criança e de sua família, e, a partir disso, como devemos nos posicionar e conduzir esse processo diagnóstico na prática.
PROGRAMAÇÃO
Módulo 01: O Processo Diagnóstico
Aula 01: Considerações Iniciais sobre o Processo Diagnóstico
Aula 02: As Classificações Diagnósticas - CID-11 e DSM-V
Aula 03: O que é e como realizar o Processo Diagnóstico
Módulo 02: Os Critérios Diagnósticos dos Transtornos de Fala e Linguagem (TFL)
Aula 01: Introdução ao Módulo 02
Aula 02: Critérios Diagnósticos para DI
Aula 03: Critérios Diagnósticos para TEA
Aula 04: Critérios Diagnósticos para TDL
Aula 05: Critérios Diagnósticos para Transtornos da Fala (Apraxia de Fala da Infância, Transtorno Fonológico e Transtorno Articulatório)
Aula 06: Critérios Diagnósticos para Transtornos da Fluência
Módulo 03: Como realizar o Diagnóstico Diferencial no seu Paciente?
Aula 01: Casos Clínicos para orientarem a nossa discussão para a prática!
Aula 02: Protocolos Específicos para cada diagnóstico diferencial
Aula 03: Guia Prático para o diagnóstico diferencial entre os TFL
Aula 04: Finalizando nosso curso
Por fim, trarei um roteiro bem sintetizado para orientar a sua análise para a elaboração do diagnóstico diferencial entre os Transtornos de Fala e Linguagem, assim como alguns protocolos específicos para cada patologia.
Assim, você certamente vai sair deste curso sabendo tudo o que você precisa para realizar um bom processo diagnóstico em seu paciente, passando a ter um olhar fonoaudiológico científico e, ao mesmo tempo, sensível para as manifestações singulares de cada criança.
Curso ministrado pela fga Clara Esteves – CRFa 4: 12334-1
Fonoaudiólogos e graduandos em Fonoaudiologia
Há necessidade de enviar um desses para realização do curso:
Diploma da Graduação (frente e verso) OU Declaração de Conclusão de Curso até que o Diploma seja registrado OU Cópia da Carteira Profissional de Fonoaudiólogo.
Diploma de Graduação Expedido por Universidade Estrangeira: apresentar comprovante de Revalidação do Diploma (art. 48, § 2º, da LDB de 20/12/1996)
Histórico Escolar da Graduação ou algum Certificado comprovando a Formação Acadêmica.
O documento deve ser enviado por email ao fonoonline junto ao ato da matrícula.
Nossos cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Nossos certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento.
Porém cursos voltados ao público específico de Fonoaudiologia necessitam de comprovação de estudo da graduação ou formação profissional para recebimento da certificação por serem cursos que contenham material próprio da profissão.
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1Processo Diagnóstico
Apresentação do curso
03:49
Considerações Iniciais sobre o Processo Diagnóstico
15:40
As Classificações Diagnósticas
12:31
O que é e como realizar o Processo Diagnóstico
19:38
2Critérios Diagnósticos TFL
Introdução
02:23
Critérios Diagnósticos para DI
16:29
Critérios Diagnósticos para TEA
18:12
Critérios Diagnósticos para TDL
16:02
Critérios Diagnósticos para Transtornos da Fala
20:45
Critérios Diagnósticos para Transtornos da Fluência
09:35
3Como realizar o Diagnóstico Diferencial no seu Paciente?
Casos Clínicos para orientarem a nossa discussão para a prática!
22:02
Protocolos Específicos para cada diagnóstico diferencial
12:29
Guia Prático para o diagnóstico diferencial entre os TFL
Finalizando nosso curso
04:33
Acesso por 3 meses
Até 3 meses de suporte
Estude quando e onde quiser
Materiais para download
12x R$ 51,34
R$ 487,90 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta fonoonline. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…