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Terapia de Fala - Estratégias para reabilitar os fonemas

Terapia de Fala - Estratégias para reabilitar os fonemas

Baseado em 24 avaliações
Cursos para Fonoaudiólogos
  • 5 horas de carga horária
  • 22 aulas
  • 6 módulos de conteúdo
  • Última atualização 23/07/2023
  • Certificado de conclusão de curso
  • 1 arquivo para download

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Sobre o Curso

A capacidade de comunicação ser humano encontra-se presente desde o nascimento. O bebé nos primeiros meses de vida já consegue comunicar. 

Numa fase inicial, a comunicação tem a função de satisfazer as necessidades básicas do bebé e é feita essencialmente através do choro, que pode ser diferenciado consoante as diferentes intenções (fome, sono, dor, fralda suja?) Para além da satisfação de necessidades básicas, o bebé é capaz de iniciar, manter e responder às interações através do olhar, do sorriso e das expressões faciais. E com o tempo ele desenvolve a aquisição e o desenvolvimento da fala.

Porém há alguns comprometimentos que podem atrapalhar esse processo de falar, tais como uma lesão cerebral, infecção que afetou sua capacidade de se comunicar e/ou uma deficiência identificável: como a síndrome de down, apraxia, autismo, entre outros. Há casos também que esse atraso no desenvolvimento da fala dá-se por falta de tônus e/ou alteração de mobilidade muscular tais como bochechas, língua, lábios e etc.

Nós fonoaudiólogos precisamos conhecer como é que acontece a produção da fala e quais são os métodos mais efetivos para ajudar o nosso paciente à conseguir falar corretamente todos os sons/fonemas. Mas muitas vezes essas terapias podem ser desafiadoras por falta de ideias, má colaboração da criança, dificuldade em colocação do ponto articulatório, dificuldade em fixar o fonema já aprendido... e por aí vai.

Pensando em ajudar os fonoaudiólogos nesse trabalho complexo, nós criamos o curso mais prático, objetivo e relevante que você já viu! 

Um curso de terapia de fala voltado à prática clínica com maravilhosas ferramentas para solucionar e reabilitar pacientes com alterações de fala.


PROGRAMAÇÃO

  • Compreendendo a fala
  • Processo de aquisição dos sons da fala
  • Processos patológicos envolvidos
  • Tipos de alterações articulatórias
  • A atuação fonoaudiológica na produção da fala
  • Como fazer a seleção dos fonemas na reabilitação 
  • A importância da estimulação auditiva, cinestésica e tátil 
  • Colocação Fonética e Recursos de impostação fonêmica
  • Descrição do ponto articulatório de todos os fonemas
  • Dicas de terapia para todos os fonemas :  m, p, b, n, ?, t, d, k, g, f, v, s, z, ?, ?, l, ?, r, R, arquifonemas e grupos
  • Orientação do caminho de fixação do fonema adquirido (som isolado, sílaba, palavras e sentença)
  • Como realizar a automação dos fonemas já produzidos
  • Atuação dos pais e familiares no processo de reabilitação


Todos os assuntos são expostos em vídeo-aulas.

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Curso Ministrado pela Fonoaudióloga Erica Sitta CRFa 2 -15522

Público alvo

Fonoaudiólogos e graduandos em Fonoaudiologia

Documentos necessários para realização do curso:

Diploma da Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão de Curso até que o Diploma seja registrado OU Cópia da Carteira Profissional de Fonoaudiólogo.
Diploma de Graduação Expedido por Universidade Estrangeira: apresentar comprovante de Revalidação do Diploma (art. 48, § 2º, da LDB de 20/12/1996)
Histórico Escolar da Graduação ou algum Certificado comprovando a Formação Acadêmica.
O documento deve ser enviado por email ao fonoonline junto ao ato da matrícula.

Sobre o certificado

Nossos cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Nossos certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento.

Porém cursos voltados ao público específico de Fonoaudiologia necessitam de comprovação de estudo da graduação ou formação profissional para recebimento da certificação por serem cursos que contenham material próprio da profissão.

3 meses

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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.

Conteúdo

1Orientações

  • Importante

2Introdução

  • Aspectos Anatomofuncionais da Articulação

    08:47

  • Aspectos Linguísticos - Classificação dos Sons da Fala

    16:53

  • Processo de aquisição dos sons da fala

    09:07

  • Processos patológicos envolvidos

    10:33

  • Tipos de alterações articulatórias

    09:27

3Atuação Fonoaudiológica

  • A atuação fonoaudiológica na produção da fala

    17:05

  • Como fazer a seleção dos fonemas na reabilitação

    10:03

  • O aprendizado da produção fonêmica

    12:25

4Terapia

  • Recursos de impostação fonêmica - Vogais

    09:33

  • Recursos de impostação fonêmica - P / B / M

    16:01

  • Recursos de impostação fonêmica - T/ D / N

    12:46

  • Recursos de impostação fonêmica - K / G / ?

    16:38

  • Recursos de impostação fonêmica - F / V

    07:36

  • Recursos de impostação fonêmica - S / Z

    08:48

  • Recursos de impostação fonêmica - ? / ?

    08:25

  • Recursos de impostação fonêmica - L / ? / grupo consonantal

    14:57

  • Recursos de impostação fonêmica - r / R / arquifonema / grupo consonantal

    13:23

5Fixação do Fonema

  • Orientação do caminho de fixação do fonema adquirido

    16:59

  • Como realizar a automação dos fonemas já produzidos

    07:47

  • Atuação dos pais e familiares no processo de reabilitação

    07:03

6Download

  • Fim do Curso

Acesso por 3 meses

Até 3 meses de suporte

Estude quando e onde quiser

Materiais para download

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
5.0

24 avaliações

Gostei muito da parte de terapia onde relata estratégias para auxiliar o processo de aquisição do fonema.

Suelen Machado Silva

Gostei de todo o curso. Excelente em todo seu conteúdo. Mas o que mais gostei foi da importância de envolver os pais e familiares no processo de reabilitação. Achei muito interessante na questão de darmos todas as informações do que iremos trabalhar e o porquê, para que saibam explicar de uma forma clara para qualquer outro profissional que queira informações a respeito da terapia.

Denise  Silva  de Almeida

Denise Silva de Almeida

Gostei muito de saber algumas técnicas para fixação de fonemas e orientações quanto à escolha dos processos a serem iniciados, levando-se em conta as particularidades de cada paciente. Foi muito importante também a revisão teórica sobre o assunto, sobretudo os modos e pontos articulatórios dos fonemas e como demonstrá-los tátil, visual auditivo e cinestésicamente.

Ana Cristina Figueiredo do Couto de Almeida

Aprendi algumas técnicas que podem favorecer a produção do fonema e que são menos divulgadas.

Alessandra

Gostei muito das estratégias e principalmente a discussão sobre a importância do trabalho com aspectos subjacentes às trocas em si, estimulação auditiva e melhora de tônus e mobilidade da musculatura, para melhor eficiência do trabalho articulatório. Muitas vezes "batemos cabeça" com a dificuldade em instalar e fixar um som, porém desconsideramos alterações que ainda sustentam essas alterações, como tônus diminuído, por exemplo.

Alessandra Amaral Araujo

Gostei muito das dicas de orientações à família, como de eleger um responsavel para reforçar o aprendizado fora do ambiente clínico, amenizando a sobrecarga em cima do paciente. Outro assunto muito interessante é sobre os diferentes modos que podemos corrigir e alertar acerca da produção fonêmica correta, abriu minha mente!

Gabrielle Monteiro dos Santos Oliveira

Foi bem didático, adorei. Já quero fazer novos cursos!

Ayara Feitosa dos Santos

Helaine Alves Ferreira de Almeida

Tinha muitas dificuldades em planejar estratégias para aplicar na terapia, e isso vinha pois não entendia as informações sensoriais do fonema para produzi-lo, pude aprender sobre isso nesse curso.

Valéria Alves Chaves

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