Terapia de Fala - Estratégias para reabilitar os fonemas

Terapia de Fala - Estratégias para reabilitar os fonemas

Baseado em 1 avaliações
  • 60 Alunos matriculados
  • 005 Horas de duração
  • 22 Aulas
  • 6 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
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"sensacional, muito fácil entendimento, e você não tem vontade de parar de assistir...."
Silvia Rodrigues
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A capacidade de comunicação ser humano encontra-se presente desde o nascimento. O bebé nos primeiros meses de vida já consegue comunicar. 

Numa fase inicial, a comunicação tem a função de satisfazer as necessidades básicas do bebé e é feita essencialmente através do choro, que pode ser diferenciado consoante as diferentes intenções (fome, sono, dor, fralda suja…) Para além da satisfação de necessidades básicas, o bebé é capaz de iniciar, manter e responder às interações através do olhar, do sorriso e das expressões faciais. E com o tempo ele desenvolve a aquisição e o desenvolvimento da fala.

Porém há alguns comprometimentos que podem atrapalhar esse processo de falar, tais como uma lesão cerebral, infecção que afetou sua capacidade de se comunicar e/ou uma deficiência identificável: como a síndrome de down, apraxia, autismo, entre outros. Há casos também que esse atraso no desenvolvimento da fala dá-se por falta de tônus e/ou alteração de mobilidade muscular tais como bochechas, língua, lábios e etc.

Nós fonoaudiólogos precisamos conhecer como é que acontece a produção da fala e quais são os métodos mais efetivos para ajudar o nosso paciente à conseguir falar corretamente todos os sons/fonemas. Mas muitas vezes essas terapias podem ser desafiadoras por falta de ideias, má colaboração da criança, dificuldade em colocação do ponto articulatório, dificuldade em fixar o fonema já aprendido... e por aí vai.

Pensando em ajudar os fonoaudiólogos nesse trabalho complexo, nós criamos o curso mais prático, objetivo e relevante que você já viu! 

Um curso de terapia de fala voltado à prática clínica com maravilhosas ferramentas para solucionar e reabilitar pacientes com alterações de fala.


PROGRAMAÇÃO

  • Compreendendo a fala
  • Processo de aquisição dos sons da fala
  • Processos patológicos envolvidos
  • Tipos de alterações articulatórias
  • A atuação fonoaudiológica na produção da fala
  • Como fazer a seleção dos fonemas na reabilitação 
  • A importância da estimulação auditiva, cinestésica e tátil 
  • Colocação Fonética e Recursos de impostação fonêmica
  • Descrição do ponto articulatório de todos os fonemas
  • Dicas de terapia para todos os fonemas :  m, p, b, n, ƞ, t, d, k, g, f, v, s, z, ʃ, Ʒ, l, ʎ, r, R, arquifonemas e grupos
  • Orientação do caminho de fixação do fonema adquirido (som isolado, sílaba, palavras e sentença)
  • Como realizar a automação dos fonemas já produzidos
  • Atuação dos pais e familiares no processo de reabilitação


Todos os assuntos são expostos em vídeo-aulas.

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Curso Ministrado pela Fonoaudióloga Erica Sitta CRFa 2 -15522

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Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

Fonoaudiólogos e graduandos em Fonoaudiologia

Documentos necessários para realização do curso:

Diploma da Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão de Curso até que o Diploma seja registrado OU Cópia da Carteira Profissional de Fonoaudiólogo.
Diploma de Graduação Expedido por Universidade Estrangeira: apresentar comprovante de Revalidação do Diploma (art. 48, § 2º, da LDB de 20/12/1996)
Histórico Escolar da Graduação ou algum Certificado comprovando a Formação Acadêmica.
O documento deve ser enviado por email ao fonoonline junto ao ato da matrícula.

Erica Sitta
"Fonoaudióloga, Mestre e idealizadora do EAD fonoonline. Biopsicóloga, Instrutora de Yoga e apaixonada pela vida. Adora aprender e ensinar sobre o ser humano. "


Erica Ibelli Sitta

Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). 

Pós-graduada em Motricidade Orofacial pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). 

Pós-graduada em Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). 

Pós-graduada em Voz pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). 

Pós-graduada em Linguagem de Adulto pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). 

Pós-graduada em Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). 

Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. 

Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).

CRFA 2 - 15522


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Porém cursos voltados ao público específico de Fonoaudiologia necessitam de comprovação de estudo da graduação ou formação profissional para recebimento da certificação por serem cursos que contenham material próprio da profissão.

Conteúdo Programático

  • 1. Importante
  • 1. Aspectos Anatomofuncionais da Articulação
  • 2. Aspectos Linguísticos - Classificação dos Sons da Fala
  • 3. Processo de aquisição dos sons da fala
  • 4. Processos patológicos envolvidos
  • 5. Tipos de alterações articulatórias
  • 1. A atuação fonoaudiológica na produção da fala
  • 2. Como fazer a seleção dos fonemas na reabilitação
  • 3. O aprendizado da produção fonêmica
  • 1. Recursos de impostação fonêmica - Vogais
  • 2. Recursos de impostação fonêmica - P / B / M
  • 3. Recursos de impostação fonêmica - T/ D / N
  • 4. Recursos de impostação fonêmica - K / G / ƞ
  • 5. Recursos de impostação fonêmica - F / V
  • 6. Recursos de impostação fonêmica - S / Z
  • 7. Recursos de impostação fonêmica - ʃ / Ʒ
  • 8. Recursos de impostação fonêmica - L / ʎ / grupo consonantal
  • 9. Recursos de impostação fonêmica - r / R / arquifonema / grupo consonantal
  • 1. Orientação do caminho de fixação do fonema adquirido
  • 2. Como realizar a automação dos fonemas já produzidos
  • 3. Atuação dos pais e familiares no processo de reabilitação
  • 1. Fim do Curso
  • Prova Final - Curso Terapia de Fala
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